Diferença entre Programa e Software

É comum ouvir a associação indistinta que é feita pelas pessoas entre software e programa. Ambos estão certamente relacionados, porém, são termos que na computação e engenharia de software designam coisas diferentes. Neste artigo veremos um pouco sobre essas diferenças que podem causar uma certa confusão entre as pessoas.

Aplicações Digitais
(Ilustração: BSGStudio / All-free-download)

Software

A palavra software pode ser traduzida para o português como programa de computador. Mas, também existe a palavra program em inglês, que é usada para se referir a programas de computadores.

O software é um elemento mais do sistema lógico do que físico. Temos algumas definições segundo dois grandes nomes do estudo da Engenharia de Software que nos ajudarão a entender um pouco mais sobre o assunto:
Software de computador é um produto que profissionais de software desenvolvem e ao qual dão suporte no longo prazo. (PRESSMAN, 2011)

Sommerville adota uma definição que nos interessa mais:
O que é um software? Programas de computador e documentação associada. Os produtos de software podem ser desenvolvidos para um cliente específico ou para um mercado geral. (SOMMERVILLE, 2007)

Sommerville ainda fala que muitas pessoas associam o termo software a programas de computador. Segundo o autor, isso alimenta uma visão mais restritiva, porque software abrange tanto o programa quanto a documentação associada e a configuração para que o programa funcione corretamente.

Um bom exemplo disso — de que software e programa são distintos — é imaginar um software que armazena nomes e endereços em um banco de dados. O programa e o banco de dados são parte do software, mas o banco de dados não é um programa.

Programa

Quando falamos de programa, estamos falando na verdade de um conjunto de instruções que serão executadas pelo hardware. O conceito de programa, propriamente dito, é mais antigo que o conceito de software na história da computação. No século XIX, por volta de 1842 e 1843, Ada Lovelace — filha do poeta Lord Byron — escreveu instruções para o primeiro programa de computador que se tem registro. Ela escreveu um algoritmo para ser processado pela Máquina Analítica de Charles Babbage. Já o termo "software", segundo alguns registros bem antigos que se tem conhecimento, foi empregado pela 1ª vez em 1958 em um artigo chamado "The Teaching of Concrete Mathematics" escrito pelo americano estatístico John Wilder Tukey.

Ada Lovelace (1815–1852)
Considerada primeira programadora da história
(Foto: Alfred Edward Chalon / Wikimedia)

A lei n° 9.609/98, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador e sua comercialização no país, traz a seguinte disposição preliminar sobre programa de computador:
É a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados. (BRASIL. Lei 9.609, 1998, art. 1)

Conclusão

Você aprendeu o que é software e o que é programa e que ambos estão relacionados, porém, são diferentes.

Quando falamos de programa, estamos falando de uma parte do software. Que são um conjunto de instruções lógicas que serão executadas finitamente pelo hardware para alcançar algum objetivo. Exemplo de programa: GIMP (GNU Image Manipulator Program).

E quando falamos de software, incluímos o programa mais tudo aquilo que é necessário para que ele funcione corretamente. Por exemplo: no software GIMP está incluso arquivos de configuração, utilizados para configurá-lo; documentação do GIMP, que descreve a sua estrutura; manual de uso, que explica como usá-lo; e o site web do GIMP, por onde o usuário pode obter informações mais recentes sobre o produto.


Referência Bibliográfica
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2007. 511 p.

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 7. ed. São Paulo: AMGH, 2011. 773 p.

MATHEMATICAL ASSOCIATION OF AMERICA. The Teaching of Concrete Mathematics. Disponível em: <http://www.maa.org/sites/default/files/pdf/CUPM/first_40years/1958-65Tukey.pdf>. Acesso em 24 dez. 2016.

HISTORY OF INFORMATION. The origins of the term "software" within the context of computing. Disponível em: <http://www.historyofinformation.com/expanded.php?id=936>. Acesso em 24 dez. 2016.

WIKIPÉDIA. Ada Lovelace. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace>. Acesso em 24 dez. 2016.

BIO. Ada Lovelace Biography. Disponível em: <http://www.biography.com/people/ada-lovelace-20825323#synopsis>. Acesso em 24 dez. 2016.

CRUZ, T. C. F. Direito autoral no uso de programas de computador e desenvolvimento. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 114, 26 out. 2003. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/4215>. Acesso em 24 dez. 2016.

BRASIL. Lei 9.609, de 19 de fevereiro de 1998: dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm>. Acesso em 24 dez. 2016.


Para citar esse artigo:

Comentários