No artigo Lógica de Programação - Aplicação de Algoritmos, vimos como representar um algoritmo em pseudocódigo. E em outros artigos do site Autociência, aprendemos sobre variáveis e operadores. Você pode ver a lista completa clicando aqui.
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Lógica de Programação (Foto: Jack Moreh / StockVault) |
Neste artigo iremos nos preocupar com a representação de algoritmos em pseudocódigo e algumas regras para se fazer isso, sendo essas representações de forma bem próxima ou até mesmo igual a linguagem do VisuAlg. Mas quando chegarmos em variáveis homogêneas uni ou bidimensionais e modularização, talvez nos distanciaremos um pouco dessa proximidade com o pseudocódigo do VisuAlg. Tomamos essa medida para ajudar o leitor a testar algoritmos em pseudocódigo e ver como funciona, por isso a importância de seguir essa sintaxe baseada em Portugol por um tempo.
Estrutura do Nosso Pseudocódigo
A estrutura que utilizaremos para representar um pseudocódigo será esta abaixo e o que é, ou, o que faz cada item, será explicado a seguir.
Algoritmo "NomeDoAlgoritmo"
//Função do algoritmo
//Autor do algoritmo
//Data em que o algoritmo foi criado
var
//Seção para declaração de variáveis
inicio
//Seção para comandos
fimalgoritmo
Algoritmo, var, inicio e fimalgoritmo são algumas palavras reservadas do VisuAlg, ou seja, palavras que não podem ser utilizadas como nome de variáveis ou comandos porque possuem sua função bem definida. Veja o significado abaixo:
- "NomeDoAlgoritmo" não é uma palavra reservada, esse campo entre aspas é o nome do algoritmo que o autor decide e que deve ser compatível com sua função.
- Algoritmo - fimalgoritmo: é o bloco que delimita onde será escrito nosso algoritmo.
- Var: é uma seção reservada a declaração de variáveis, assim como explicamos no artigo Declaração de Variáveis.
- Inicio: é onde será escrito os comandos, onde haverá entrada, manipulação e saída de dados.
Perceba que a palavra "inicio" não foi acentuada. Comandos e nomes de variáveis também não devem receber acentuação gráfica ou ser um caractere especial, o mesmo serve para a letra "ç" ou "Ç" que não existe nativamente na língua inglesa; idioma em que linguagens de alto nível são baseadas.
Linguagem de Programação de Alto Nível: é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. [Wikipédia]
Entrada e Saída de Dados
Em um algoritmo é comum que dados sejam recebidos, trabalhados e exibidos.
O comando que utilizaremos para interagir com o usuário será o escreva(), que poderá exibir todos os tipos de dados primitivos. Se você não lembra quais são os tipos de dados primitivos, então leia o artigo Lógica de Programação - Conceito de Variáveis.
Em pseudocódigo também é chamado de imprima(), exibe() ou mostra(). Mas estes comandos não funcionam no VisuAlg. Uma variação do comando escreva() no VisuAlg é o escreval() que exibe uma mensagem e pula automaticamente uma linha após exibi-la.
anos := 25
escreva("Exibindo uma cadeia de caracteres") //Dado do tipo caractere
escreva(15) //Exibindo dado do tipo inteiro
escreva(-7.6) //Exibindo dado do tipo real
escreva(VERDADEIRO) //Dado do tipo lógico
escreva("Eu tenho ", anos, " de idade.") //Exibindo caractere + inteiro + caractere
escreva(1 > 2) //Exibindo uma expressão, cujo resultado será um valor lógico
As expressões aceitas podem ser do tipo aritmética, lógica e relacional ou ambas em conjunto.
O comando para recebermos dados do usuário será o leia(). Todo tipo de dado lido deve ser armazenado em uma variável compatível. Não podemos por exemplo, ler um dado do tipo real e tentar armazená-lo em uma variável do tipo inteira.
leia(a) //Lê um valor informado via teclado e armazena na variável "a"
Comentários
Todo algoritmo deve conter informações sobre ele, como a sua função, quem o escreveu e em qual data. Isso é fundamental, principalmente em algoritmos enormes. E a última observação é que tudo após "//" é comentário e não afeta em nada no pseudocódigo.
Exemplo de Algoritmo em Pseudocódigo
Crie um algoritmo que receba dois valores do tipo inteiro, realize a soma entre os valores informados e imprima o resultado.
- Devemos declarar três tipos de variáveis do tipo inteiro. Uma para o 1º valor, outra para o 2º valor e a última que receberá a soma;
- Devemos receber do usuário os valores;
- Realizar a soma dos valores e armazenar o resultado em uma variável.
- Exibir o resultado.
Resolução:
algoritmo "SomaDoisNumeros"
//Função: Algoritmo que receba dois valores do tipo inteiro, realize a soma entre os valores informados e imprima o resultado.
//Autor: Clederson Cruz
//Data: 04/09/2016
var
valor1, valor2, soma: inteiro
inicio
//Recebendo os valores
escreva("Informe o primeiro valor: ")
leia(valor1)
escreva("Informe o segundo valor: ")
leia(valor2)
//Realizando a operação de soma
soma := valor1 + valor2
//Exibindo o resultado
escreva("A soma dos valores é ", soma)
fimalgoritmo
É importante manter a atenção que pseudocódigo e algoritmo são conceitos distintos. Pois o pseudocódigo é uma forma de se representar um algoritmo e você pode ler sobre os outros tipos no artigo Aplicação de Algoritmos, em que explicamos essas diferenças. O que você aprendeu
Este artigo se voltou mais para a parte explicativa da estrutura de algoritmos em pseudocódigo, em uma linguagem utilizada pelo VisuAlg (Visualizador de Algoritmos). E neste oportuno momento você pode conhecer:
- Estrutura do pseudocódigo.
- Elementos chaves que compõem a estrutura.
- Comandos de entrada e saída de dados.
- Como realizar comentários.
- Exemplo de algoritmo em pseudocódigo.
No artigo a seguir, veremos Estruturas Sequenciais, dando continuidade ao assunto.
Referência Bibliográfica
MANZANO, J. A. N. G.; OLIVEIRA, J. F. Algoritmos: lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 17. ed. São Paulo: Érica, 2005. 219 p.
FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estrutura de dados. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. 208 p.
Para citar esse artigo:
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