Teoria dos Conjuntos - Introdução

A Teoria dos Conjuntos é um assunto importante na matemática devido a abrangência de sua aplicação. Descoberta por Georg Cantor (1845 – 1918), ela trata das relações entre conjuntos, elementos e suas propriedades.



Índice
  1. Georg Cantor
  2. Conjuntos e Elementos
    1. Relação de Pertinência
    2. Representando um Conjunto
      1. Conjunto Enumerado (Extensão)
      2. Conjunto com uma Propriedade em Comum (Compreensão)
      3. Conjunto em Diagrama
    3. Conjunto Unitário
    4. Conjunto Vazio
    5. Conjunto Igual
    6. Conjunto Universo
  3. Considerações Finais


Georg Cantor

Georg Cantor
(Foto: aldoaldoz / VisualHunt) CC BY-NC-SA

Georg Cantor nasceu na Rússia, mas aos seus 11 anos mudou-se para a Alemanha, onde viveu até sua morte e estudou matemática, física e filosofia. Defendeu a teoria dos números como tese para o seu doutorado em Berlim e, posteriormente, acabou sendo reconhecido como um notável matemático de seu tempo. Morreu aos 72 anos de idade.


Conjuntos e Elementos

Um conjunto é uma coleção de objetos, números ou qualquer outra coisa que possa ser agrupada, contada. Um conjunto geralmente é representado por uma letra maiúscula do alfabeto.


Todas essas partes que compõem um conjunto são chamadas de elementos. Podemos imaginar um cardume como um conjunto. E dentro desse conjunto, os elementos são os próprios peixes.


Relação de Pertinência

Supondo que o peixe seja representado pela letra p, o cardume pela letra C e um tubarão pela letra t:

Se um peixe pertence ao conjunto cardume e o tubarão não pertence ao conjunto cardume, a representação matemática para isso pode ser dada por:

$$p \in C$$ (lê-se: p pertence a C)
$$t \notin C$$ (lê-se: t não pertence a C)

Representando um Conjunto

Os elementos de um conjunto podem ser representados das seguintes maneiras:
  • Enumeração ou por extensão,
  • com uma propriedade em comum ou compreensão e
  • em forma de diagramas.

Conjunto Enumerado (Extensão)

Supondo um conjunto A, de números inteiros positivos maior que zero e menor que dez, podemos representá-los como:

$$A$$ $$=$$ $$\{1, 2, 3, 4, 5,  6, 7, 8, 9\}$$

As chaves indicam que o que existe em seu interior são elementos do conjunto, separados por vírgulas. Esta forma permite representar todos os elementos de um conjunto entre chaves.


Sendo B o conjunto dos números pares, inteiros e positivos, não podemos representar todos os seus elementos. Então usa-se reticências:

$$B$$ $$=$$ $$\{2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, ...\}$$

Conjunto com uma Propriedade em Comum (Compreensão)

Essa notação serve para um conjunto C que obedeça uma propriedade P. Exemplo: o conjunto C recebe todo elemento que for um número ímpar menor que 10.


$$C$$ $$=$$ $$\{x \mid x \text{$$ $$seja um número ímpar menor que$$ $$}10\}$$ (lê-se: C é o conjunto dos elementos x tal que x seja um número ímpar menor que 10)
$$C$$ $$=$$ $$\{..., 1, 3, 5, 7, 9\}$$

Exemplo 2: D é o conjunto dos elementos y, tal que y seja inteiro, maior que zero e menor que 5.

$$D = \{y \mid  y \in \mathbb{N} \text{* e } y < 5\}$$
$$D = \{1, 2, 3, 4\}$$

Lê-se: D é o conjunto dos elementos y, tal que y pertence ao conjunto dos números naturais não nulos ($$\mathbb{N}\text{*}$$) e y é menor que 5. Obs.:

  • A barra vertical "|" significa tal que. Também pode ser usado a barra "/".
  • O símbolo de menor é representado por < (aponta para a esquerda).
  • O símbolo de maior é representado por > (aponta para a direita).

Exemplo 3:
$$D = \{1, 2, 3, 4\}$$
$$n(D) = 4$$ (lê-se: O número de elementos do conjunto D é igual a 4)

Conjunto em Diagrama

Consiste em representar todos os elementos contidos em um conjunto através de um diagrama. O diagrama mais usado é o Diagrama de Venn ou Diagrama de Euler.

Diagrama de Venn

Neste diagrama, todos os elementos que pertencem ao conjunto E estão em seu interior, delimitado por uma linha azul.

$$a \in E, b \in E, c \notin E, d \notin E, e \in E$$
$$E = \{a, b, e\}$$

Agora que já vimos as três representações importantes de um conjunto (extensão, compreensão e diagrama), veremos mais alguns tipos de conjuntos.


Conjunto Unitário

É todo conjunto formado por um único elemento. Seja A um conjunto, tal que x + 2 = 3, sendo x positivo.

$$A = \{x \mid x > 0 \text{ e } x+ 2 = 3\}$$
$$A = \{1\}$$

Conjunto Vazio

Como o nome sugere, é todo conjunto que não possui elementos. Seja B o conjunto do elemento x, tal que x2 > x3, sendo x positivo e maior ou igual a 1.

$$B = \{x \mid x^{2} > x^{3}\text{ e } x \ge 1\}$$
$$B = \varnothing$$

O símbolo $$\varnothing$$ representa um conjunto vazio. Também poderia ser escrito $$B = \{\text{ } \}$$.

O símbolo $$\ge$$ significa maior ou igual.

Observação importante: Não se representa um conjunto vazio por $$B = \{\varnothing\}$$. Essa representação indica um conjunto unitário que possui um conjunto vazio como elemento.
Também não se representa um conjunto vazio pela letra grega fi "$$\phi$$".


O conjunto vazio está contido em todos os conjuntos, inclusive em si mesmo. Veremos essa relação de estar contido ou não no próximo artigo.


Conjunto Igual

É quando dois ou mais conjuntos, possuem os mesmos elementos.

Seja A o conjunto formado pelos elementos da palavra "grite" e B o conjunto formado pelos elementos da palavra "tigre".

$$A = \{g, r, i, t, e\}$$
$$B = \{t, i, g, r, e\}$$

Independentemente da ordem, o conjunto A contém os mesmos elementos que o conjunto B. Ou seja, se ambos contêm os mesmos elementos, são conjuntos iguais.

$$A = B$$, caso contrário seria $$A \not= B$$ (lê-se: A diferente de B).

Ou na relação de inclusão que veremos no outro artigo, podemos dizer:
$$A \subset B \Rightarrow B \subset A \Leftrightarrow A = B$$

Conjunto Universo

É o conjunto que abrange todos os elementos. Geralmente é representado pela letra U. Exemplo: quantos números são menores que 5?

  • Caso o conjunto solução seja dos números inteiros: $$S = \{..., -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4\}$$
  • Caso o conjunto solução seja dos números naturais: $$S = \{0, 1, 2, 3, 4\}$$

Todos esses conjuntos pertencem ao Conjunto Universo. Ou seja, a resposta para uma pergunta dependerá muito do conjunto que se estiver trabalhando. Representando os casos por compreensão, ficará assim:

  1. $$S = \{x \mid x \in \mathbb{Z} \text{ e } x < 5\}$$
  2. $$S = \{x \mid x \in \mathbb{N} \text{ e } x < 5\}$$

No próximo artigo iremos aprender sobre subconjuntos e simbologias usadas para representar as relações estabelecidas entre os conjuntos, seus elementos e subconjuntos.


Considerações Finais

O objetivo deste artigo foi trazer uma breve introdução à Teoria dos Conjuntos, um tópico importante da Matemática Discreta e também a base para se estudar funções e outros tópicos da Matemática em geral. Você aprendeu:

  • O que é um conjunto.
  • O que é um elemento.
  • Relação de pertinência.
  • Formas de se representar um conjunto.
  • Tipos de conjuntos (unitário, igual, vazio e universo).

Artigos

Referência Bibliográfica 
BIANCHINI, E.; PACCOLA, H. Matemática. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997. 443 p.

BUCCHI, P. Curso Prático de Matemática 1. ed. São Paulo: Moderna, 1998. 578 p.

Para citar esse artigo:

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