Lógica de Programação - Declaração de Variáveis


No artigo anterior em conceito de variáveis vimos que dados são armazenados temporariamente em um espaço reservado na memória de um computador para uso, durante a execução do programa. E que podemos dar um nome a este espaço, conhecido como variável. Alguns professores costumam dizer que variável é o apelido de um endereço de memória.

Conceito de Declaração de Variáveis

Declarar uma variável significa informar ao computador que reserve um espaço na memória para armazenar um determinado tipo de dado e que este espaço será identificado por um nome. Exemplo em pseudocódigo:
x: inteiro
Significa que foi reservado na memória um espaço para armazenar um dado do tipo inteiro, cujo nome da nossa variável é x. Em pseudocódigo também podemos utilizar outra notação, como esta:
inteiro: x
Em um algoritmo, podemos inicializar essa variável com um valor, pois não se sabe que valor existia na memória no momento ou até mesmo antes da declaração da variável, por isso é bom dar um valor inicial. Exemplo:
algoritmo "Exemplo"
var
 x: inteiro
inicio
 x := 0 //Lê-se: x recebe 0
 escreva("Valor de x é: ", x)
fimalgoritmo

O operador := significa atribuição. Também é comum em pseudocódigo a operação de atribuição ser representada por ← ou <-. Note que em pseudocódigo, primeiro se declara a variável para depois atribuir um valor, mas em linguagens de programação é possível já declarar e inicializar variáveis com um valor.

A variável x está recebendo o valor 0, portanto será impresso na tela:
Valor de x é: 0

Cada variável só pode armazenar um único dado por vez, do mesmo tipo que foi declarado no início do algoritmo. Uma variável do tipo inteira, só recebe dados do tipo inteiro, mas uma variável do tipo real pode receber dados do tipo inteiro naturalmente.

Abaixo de var temos um espaço só para declaração de variáveis. É uma prática comum de programação declarar todas as variáveis no início do programa, isso facilita o entendimento do mesmo até por outros programadores. Podemos separá-las por vírgulas.
x, y, z: inteiro

Regras ao Declarar Nomes de Variáveis

Os identificadores de variáveis, nomes no qual nos referimos as variáveis, servem para podermos obviamente identificá-las e usá-las no programa. Os identificadores válidos, devem seguir as seguintes regras:
  1. Iniciar sempre com letras, jamais com números ou caracteres especiais (exceto o subtraço "_");
  2. Iniciar o nome com letra minúscula por convenção;
  3. Não duplicar nomes de variáveis, mesmo que para tipos diferentes.
  4. Não utilizar espaços em caso de nomes compostos;
  5. Não utilizar palavras reservadas da linguagem para dar nome as variáveis;
  6. Declarar o nome e o tipo da variável sempre.

A respeito da regra 1, o nome a1 é válido. Mas o nome 1a, a 1 e &1a não são válidos, pois não respeitam as regras citadas anteriormente. Mas para nomes compostos são válidas estas duas representações:
  • nomeComposto
  • nome_composto

As linguagens de programação possuem comandos. No nosso caso em pseudocódigo, escreva() é um comando da linguagem, portanto não se pode criar uma variável com este nome, como especifica a regra 5. Pois essa palavra é reservada a linguagem. Também é importante ressaltar que o nome "x" é diferente do nome "X", portanto "carro", "Carro", "CARRO", "CArro" e etc., são diferentes entre si e referenciar um nome diferente daquele declarado no inicio do programa em var gera erro. Muitas linguagens de programação são case-sensitive, por isso fazem essa distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Exemplos de Declaração de Variáveis 

algoritmo "Exemplo2"
var
 idade: inteiro
 nome: literal
 altura: real
inicio
 escreva("Qual o seu nome? ")
 leia(nome)

 escreva("Sua idade: ")
 leia(idade)

 escreva("Sua altura: ")
 leia(altura)

 escreva("Olá ", nome, "! Você possui ", anos, " anos e tem ", altura, " m de altura.")
fimalgoritmo

Supondo que o usuário digite João, 16 e 1.60 respectivamente, será impresso na tela:
Olá João! Você possui 16 anos e tem 1.60 m de altura.

Este exemplo mostra a importância do uso de variáveis. Um dado pode ser armazenado para ser utilizado posteriormente. Mesmo sendo um algoritmo extremamente simples, passa a ideia elementar do uso de variáveis.

Atribuição em Variáveis

Uma variável pode receber diretamente um dado, pode receber uma expressão ou o conteúdo de outra variável. É importante dizer também que durante o processo de atribuição o conteúdo da variável é sobrescrito, portanto o que havia antes será perdido.
algoritmo "Exemplo3"
var
 a, b, c: inteiro //Variáveis do mesmo tipo foram declaradas, separadas por vírgula
inicio
 a := 1 //A variável "a" recebeu diretamente o valor 1
 b := 5 - 4 //A variável "b" recebeu uma expressão, cujo valor é 1
 c := a //A variável "c" recebeu o conteúdo da variável "a"

 a := 5 //O conteúdo de "a" foi alterado de 1 para 5, mas isso não afeta o conteúdo de "c"

 escreva("A = ", a)
 escreva("B = ", b)
 escreva("C =", c)
fimalgoritmo

Tudo que está após // será ignorado pelo nosso programa em pseudocódigo, porque se trata de comentários. A saída será:
A = 5
B = 1
C = 1

É possível fazer uma variável receber o conteúdo dela mesma com uma operação.
algoritmo "Exemplo4"
var
  x: inteiro
inicio
  x := 1  //A variável X é inicializada com 1
  x := x + 1 //A variável X recebe o valor dela mesma + 1

  escreva("Valor X: ", x)
fimalgoritmo

Este é um conceito importantíssimo na programação. Isso é possível, porque como veremos no próximo artigo, por ordem de operação em um programa, primeiro é realizado operações aritméticas e por último a operação de atribuição. Primeiro é feito x + 1 e depois que é feito "x recebe resultado".

Constantes

Constantes são dados que não podem ser alterados durante a execução do programa. Na matemática temos a constante $$\pi$$ $$=$$ $$3.141592654...$$ ou $$e$$ $$=$$ $$2.718281828...$$, e, assim como na matemática, na programação também existem constantes. Algumas já vêm por padrão em linguagens e outras podem ser definidas pelo programador.

Tanto na versão do Portugol do VisualG como em G-portugol — linguagens que se utilizam para aprender programação — as constantes são declaradas como variáveis, por isso será mostrado um exemplo de constantes em duas linguagens de programação distintas para passar a ideia:

Linguagem C
#define TAMANHO 32

Linguagem Java
final int TAMANHO = 32;

Estes valores das constantes TAMANHO acima não poderão ser alterados durante a execução do programa, senão gera erro automaticamente. Repare que constantes são declaradas sempre em caixa alta (ou uppercase).

O que você aprendeu

Neste artigo você aprendeu como declarar uma variável, inicializá-la e manipulá-la em pseudocódigo bem como as regras para se fazer isso. É um conceito fundamental na lógica de programação. Especificamente:
  • O que é declarar variáveis.
  • Regras para se declarar variáveis.
  • Atribuição de variáveis.
  • O que são constantes.

No próximo artigo falaremos sobre os operadores aritméticos que utilizaremos em pseudocódigo. Veja aqui em Lógica de Programação - Operadores Aritméticos.

Referência Bibliográfica
MANZANO, J. A. N. G.; OLIVEIRA, J. F. Algoritmos: lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 17. ed. São Paulo: Érica, 2005. 219 p.

FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estrutura de dados. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. 208 p.


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