Fazendo backup de arquivos com Kup no Linux

O Kup é um programa para backup de arquivos pessoais, desenvolvido para a plataforma do KDE, que pode ser uma solução interessante para quem precisa de uma ferramenta como esta e que apresente uma interface gráfica amigável ao usuário. Por meio dele, você pode realizar uma cópia de segurança de seus arquivos em seu próprio computador, em uma mídia externa ou ainda via rede.

Funcionamento

Basicamente o kup suporta dois tipos de backups:
  • Um que usa a ferramenta bup em background, que utiliza o ambiente de controle de versionamento do Git para gerenciar backups, armazenando-os em um tipo de "arquivo". O bup é um eficiente sistema de backup baseado em git packfile format (um sistema de controle de versão que é open source), que servirá para backups incrementais e suporta melhor a cópia de segurança de arquivos grandes, já que utiliza um algoritmo rolling checksum — similar ao do rsync — para dividir arquivos grandes em partes menores, conforme necessário. Além disso, feito uma vez o backup, os posteriores serão apenas das mudanças que forem feitas nos arquivos originais.
  • E também suporta backup utilizando o rsync, que servirá para sincronizar e transferir os arquivos para backup, caso ele seja selecionado. No entanto, ao excluir um arquivo original, na pasta de cópia de segurança o arquivo também será deletado (pois está em sincronia).

Instalação

Você precisa baixar o kup. Ele está disponível em Linux App. Para este tutorial será utilizado o sistema operacional Arch Linux com a interface gráfica KDE. O kup foi testado em uma interface gráfica do XFCE, mas, sem a ferramenta do kcmshell5 ou kcmshell4 e ainda muitos outros programas e dependências, você não conseguirá ativá-lo. Então, recomendamos que instale no ambiente KDE.  Instale também o bup e o rsync. No Arch e derivados, o kup se encontra no repositório oficial. Basta digitar:
$ sudo pacman -S kup bup rsync

Em derivados do Debian você pode digitar os comandos abaixo e se não houver o kup disponível nos repositórios, precisa baixá-lo pelo link fornecido anteriormente.
$ sudo apt-get install kup bup rsync
A instalação do kup em outros ambientes é possível.
Mas recomendamos que isso seja feito exclusivamente no KDE.

Configuração

Após a instalação, você pode procurá-lo no sistema pesquisando por "kup" ou indo em Configurações do Sistema.

O kup aparecerá com o nome de Backup,
no grupo de Personalização.

Clique em Backups. E em seguida aparecerá uma tela com opções de ativar backup e de adicionar um novo plano de backup. Aparecerá também a informação de um plano de backup não ativado, então você pode excluí-lo e começar um novo plano ou configurá-lo.
Ativando backup e iniciando um novo plano.

Agora que criamos um plano de backup, precisamos configurá-lo. Há dois tipos de backups disponíveis: versionado (utiliza o bup) e o sincronizado (utiliza rsync). Escolha a versão recomendada se preferir e dê um nome para o plano de backup.
Configurando o tipo de backup no kup.

Embaixo, em fontes (ou recursos), você seleciona quais diretórios deseja que sejam incluídos na cópia de segurança. No caso deste exemplo será incluído apenas os diretórios mais relevantes da home do autor.

Observação: vá em "avançado" e selecione "exibir pastas ocultas". Em seguida, retorne a aba de fontes para ter uma noção maior do que está sendo incluído no backup.

Nesta cópia de segurança será incluso:
  • .fonts (fontes do computador. Ex.: Arial, Liberation Sans Serif)
  • .icons (ícones instalados. Ex.: Numix, Faenza)
  • .themes (temas instalados)
  • bot (diretório pessoal)
  • Desktop (Área de Trabalho)
  • Documents (Documentos)
  • Downloads
  • kdenlive (projetos do kdenlive)
  • Music (Músicas)
  • NetbeansProjects (projetos do Netbeans)
  • Pictures (Imagens)
  • Public (Público)
  • Templates (Modelos)
  • Videos (Vídeos)
Você pode incluir mais ou menos diretórios, conforme necessário. Em negrito estão destacados os principais diretórios da pasta de usuário. Você ainda pode incluir os arquivos de .conf e .local se desejar.
Selecionando diretórios para
a cópia de segurança.

No passo seguinte iremos selecionar o destino. Há duas opções disponíveis: caminho no próprio sistema ou mídia externa. Nesse caso, para fins práticos de demonstração, será usado um caminho no próprio sistema em "/home/usuário/.bup". Obs.: esse diretório ".bup" precisa existir, então é melhor criá-lo, caso ele não exista.
Destino em que será feito a cópia de segurança.

E em programação (ou cronograma) escolha o intervalo que deseja que ocorra entre os backups. Aqui será configurado um backup semanal.
Intervalo de backup no kup em uma semana.

Na última aba, em avançado, marque as outras duas opções que estão desmarcadas.
Realizando as configurações finais no kup
em avançados.

Depois dessa última etapa em configurações, será exibido uma mensagem perguntando se deseja realizar o seu primeiro backup no sistema. Clique em "sim" e aguarde um pouco. O tempo da cópia de segurança irá depender de quantos diretórios foram selecionados e do tamanho de cada arquivo contido neles, além da performance do seu hardware (que também conta).
Realizando a primeira cópia de segurança com o kup

Após o término do backup, você pode verificar o log do backup e os arquivos que constam na cópia de segurança. Você pode fazer a restauração de arquivos, quando achar necessário, a qualquer momento.
Status do backup após o término

Menu para ver arquivos contidos no backup

A duração do backup na máquina do tutorial foi de 29 minutos. O backup feito tem 5,3 GiB.

Referência Bibliográfica
LINUX APP. Kup. Disponível em <https://www.linux-apps.com/content/show.php/Kup+Backup+System?content=147465>. Acesso em 15 dez. 2016.

GIT HUB. Bup. Disponível em <https://github.com/bup/bup>. Acesso em 15 dez. 2016.

ARCHWIKI. Rsync. Disponível em <https://wiki.archlinux.org/index.php/rsync>. Acesso em 15 dez. 2016.


Para citar esse artigo:

Comentários